Thursday, April 12, 2012

Início do 4 mês + Carta

Finalmente, o terceiro mês acabou. Vamos entrar no quarto mês. Muita coisa mudou, muita coisa aconteceu. Acho que estamos mais maduros, mais adaptados. Com tudo. Com o frio, com as aulas, com a nova cultura, com nós mesmos.
No terceiro mês, a presidenta Dilma veio fazer uma visita aos EUA e falar do programa. Escrevemos (Guilherme Rosso, Leticia Moura, Monique Gasparotto e Rafael Henrique) uma carta de agradecimento pela oportunidade. Segue, abaixo:



Boston, Massachusetts, EUA, 10 de abril de 2012.

Carta de Agradecimento à Presidenta da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff

Excelentíssima Senhora Presidenta,

Foi com imensa satisfação e alegria que recebemos a notícia do lançamento do Programa Ciência sem Fronteiras no dia 26 de julho de 2011. Um programa ambicioso para mudar o futuro do Brasil. Orgulho e felicidade foi o que sentimos quando soubemos que estávamos incluídos no primeiro grupo de universitários brasileiros que teriam a oportunidade de vivenciar os melhores sistemas educacionais do mundo e os mais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Por sabermos que o Ciência sem Fronteiras é um programa concebido para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, nossa alegria era a própria concretização de sonhos individuais e familiares, que dificilmente seriam realizados se não nos fosse dada esta oportunidade. Principalmente para um grupo tão grande de alunos dedicados que nutriam expectativa de um dia chegar onde estamos.
Poderíamos dizer que, em muitas situações, a expectativa era bem maior que a possibilidade. E aqui estamos. Não mais em um sonho de adolescentes universitários, mas em uma real vivência acadêmica a qual nunca imaginávamos estar tão próxima. A oportunidade e experiência de vida são únicas, mas o melhor de tudo é que estaremos contribuindo para o desenvolvimento do nosso país, do nosso Brasil.
Esperamos que essa oportunidade de qualificação, a qual vai além do intercâmbio cultural, acadêmico e de vivência, nos permita contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas em áreas fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.
Um programa desse porte também irá melhorar a infraestrutura para a criação e manutenção de bons pesquisadores em nosso país. Será a continuidade de nossos sonhos e anseios, pois depois de formados sabemos que teremos outras batalhas para vencer.
Portanto, Presidenta, gostaríamos de agradecer os esforços do Governo Federal, das nossas Universidades e das organizações envolvidas, CAPES, CNPq e IIE, pelo investimento e acompanhamento desse programa que está servindo de exemplo para todos e permitindo uma maior visibilidade para o Brasil.

Respeitosamente,

Bolsistas Brasileiros da primeira turma em Graduação Sanduíche nos Estados Unidos da América por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.

----------------------------------


É isso mesmo. Vamos em frente, Brasil. É só dessa forma que vamos superar todos os desafios e crescer, investindo sempre em educação. E se depender de nós do CsF, vamos fazer o possível pra contribuir ao máximo com as nossas experiências com o nosso país que tanto amamos.



1 comment: