Thursday, April 5, 2012

O verdadeiro "jeitinho" brasileiro

Hoje, 5 de abril, fomos jantar num dos refeitórios da universidade, como de costume. Depois da janta, pegamos um ônibus relativamente vazio. Fomos todos sentados. Numa das paradas seguintes, muita gente entrou, o ônibus ficou cheio e algumas pessoas ficaram em pé. Meu amigo, Jonathan, de Santa Catarina, prontamente levantou-se e ofereceu lugar a uma menina que tinha acabado de entrar. A menina ainda recusou, mas, mesmo assim, ele insistiu e ela acabou sentando. Começaram a conversar, em inglês:

- Vocês são brasileiros? - Ela perguntou.
- Somos sim. Mas como você sabe? - Jonathan respondeu, sem entender como ela havia descoberto.
- Porque só os brasileiros fazem isso. - Ela respondeu.

Esse é o verdadeiro jeitinho brasileiro, é essa a imagem que queremos passar por todos os lugares que visitarmos. Queremos ser lembrados pelo nosso sorriso, pelo nosso bom humor, pela nossa capacidade de resolver problemas com gentileza, com companheirismo. Temos a habilidade de juntar povos, de fazer rir, de superar os mais diversos desafios.
O cara que vende macaxeira na minha rua, em Recife/Pernambuco, passa todos os dias bem cedinho gritando e cantando alguma coisa. 

Que povo é esse? Que povo é esse que trabalha em baixo de sol e chuva, às vezes sem receber o que deveria receber, e ainda sai por aí cantando e sorrindo? Esse é o povo brasileiro. Vamos transformar o jargão "jeitinho brasileiro" em uma coisa boa, em uma coisa que identifique o brasileiro como um povo que supera os desafios, como um povo trabalhador e com um potencial enorme.

Que isso sirva de exemplo pra todas as pessoas, de todas as nacionalidades. É o que o mundo precisa: solidariedade.

1 comment: